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INSPEÇÃO PREVENTIVA - LUZES E PARTE ELÉTRICA
 
Ver e ser visto é fundamental para a sua segurança e dos outros condutores. Por esta razão, o sistema de iluminação de seu veículo é fundamental.
 
Seguindo a série Inspeção Preventiva - P-CLOC, veja as dicas relacionadas às luzes e parte elétrica da motocicleta.
 
1 LUZES
Verifique o funcionamento da lanterna, luz de freio e piscas (dianteiro e traseiro), farol baixo/alto, luzes do painel. Caso necessário vá até uma concessionária e troque a lâmpada queimada. Lembrando que rodar com as luzes apagadas, mesmo de dia, é passível de autuação.
 
2 PARTE ELÉTRICA
Atenção para instalação de equipamentos/acessórios não recomendados pelo fabricante, para que não danifique o sistema elétrico.
 
3 BATERIA
Caso deixe a motocicleta parada por longo período, recomenda-se retirar a bateria e guardá-la em local seco e arejado (conforme Manual do proprietário).
 
O hábito da inspeção preventiva gera economia e evita acidentes.
 
Consulte sempre o manual do proprietário e mantenha as revisões em dia.
 
Clique aqui e assista ao vídeo.
 
Respeite os limites de velocidade.
Inspeção Preventiva - Comandos e Cabos
 

Apesar da pequena incidência de acidentes causados por falha mecânica, a inspeção mecânica deve fazer parte da pilotagem diária. 

 

O objetivo da inspeção preventiva é minimizar as possibilidades de acidentes por falha mecânica e prolongar o tempo de uso da motocicleta.

 

Comandos e cabos

           

Fique atento à localização e à operação.

 

- Acelerador: verifique se a manopla do acelerador funciona suavemente, da posição totalmente aberta até a fechada, em todas as posições do guidão.

 

- Freios dianteiro e traseiro: à medida que as pastilhas de freio se desgastam, o nível do fluído no reservatório diminui, devendo ser verificado constantemente (freio a disco). A folga dos freios deve ser regulada para que ele possa responder adequadamente quando necessário garantindo o bom funcionamento do sistema de frenagem.

 

- Pedal de câmbio - atenção à regulagem para pilotagem e mantê-lo sempre apertado ao eixo.

 

- Embreagem (se aplicável) - A folga da embreagem deve ser regulada de acordo com o fabricante para que haja sempre uma troca suave de marchas e para que o motor não se danifique.

 

Consulte sempre o manual do proprietário ou uma concessionária autorizada. Mantenha as revisões em dia.

 

Respeite os limites de velocidade.

 

Clique aqui e assista ao vídeo sobre inspeção preventiva P-CLOC.

 

 

Corredor
 
Antes de entrar no corredor, você deve avaliar as condições do trânsito e fazer estas duas perguntas:
 
1ª. Se é seguro andar no corredor?
 
2ª. Se é necessário andar no corredor?
 
Se a resposta para uma delas for NÃO, evite pegar o corredor.
 
Agora, se de acordo com sua avaliação for necessário trafegar pelo corredor, atenção aos cuidados:
 
1 - procure utilizar o corredor em velocidade reduzida e somente quando os automóveis estiverem parados ou em velocidades abaixo dos 20 Km/h;
 
2 - atenção às ações ou reações dos motoristas, eles podem não perceber sua presença;
 
3 - quando os veículos aumentarem a velocidade, utilize a faixa de rodagem ocupando um espaço do carro. Lembre-se de ajustar sua posição de acordo com as condições da via e do trânsito;
 
4 - não circule no corredor quando o  trânsito estiver fluindo;
 
5 - atenção às pistas de junção, pois os veículos da direita costumam mudar de faixa para a esquerda facilitando o acesso dos veículos à via.
 
Não se esqueça, embora não há um artigo específico no Código de Trânsito Brasileiro sobre o corredor, há dois artigos, números 29 e 129, que tratam sobre a distância de segurança lateral entre o seu e os demais veículos. Fique atento.
 
Clique aqui e assista nossa Animação 3D sobre Corredor. Ela está ótima.
 
Respeite os limites de velocidade.
Inspeção Preventiva - Pneus
 
 

Atenção às nossas dicas sobre Inspeção Preventiva da sua motocicleta. Vamos começar com os PNEUS.

 

1) T.W.I. (Tread Wear Indicator = índice de desgaste do pneu)

Substituir o pneu quando o indicador de desgaste estiver paralelo à banda de rodagem. Use pneus de mesma medida e do mesmo tipo quando trocá-los.

 

2) PRESSÃO

Confira a pressão com os pneus frios e antes de pilotar. Calibragem diferente do especificado, pode interferir na ciclística da motocicleta.

 

3) TROCA DE PNEUS

Recomenda-se cautela ao pilotar, principalmente em acelerações e curvas acentuadas, até o perfeito ajuste do conjunto pneu/aro. Alguns pneus possuem o sentido de rotação, observe-os.

 

IMPORTANTE

Efetue as manutenções com maior frequência quando utilizar a motocicleta para uso comercial ou em condições severas. Consulte o Manual do Proprietário.

 

Clique aqui e assista ao vídeo sobre Inspeção Preventiva. 

 

Postura
 
 

Quando falamos em técnicas de pilotagem, o primeiro ponto a ser destacado é a POSTURA. Ela varia de acordo com o tipo de motocicleta (naked, speed, trail, custom,...) e também com a manobra que está realizando, seja uma curva ou uma frenagem de emergência. Você já percebeu o quanto a postura correta é importante. Ela é fundamental para uma pilotagem segura e confortável. Por isto, observe nossas dicas:

 

1) CABEÇA / VISÃO

Levantada, com a visão mais adiante possível.

 

2) COLUNA

Ereta para evitar fadiga.

 

3) OMBROS E BRAÇOS

Relaxados para facilitar o movimento do pescoço.

 

4) COTOVELOS

Ligeiramente flexionados.

 

5) PUNHOS

Paralelos em relação às mãos.

 

6) MÃOS

Firmes no centro das manoplas (polegar abaixo).

 

7) QUADRIL

Próximo ao tanque.

 

8) JOELHOS

Pressionando levemente o tanque.

 

9) PÉS

Apoiados nas pedaleiras e apontados para frente.

 

Clique aqui e assista a nova Animação 3D sobre Postura. Está incrível.

 

Clique aqui e assista ao vídeo sobre Postura.

 

Respeite os limites de velocidade.

 
Deslocamento em Grupo

deslocamento em grupo

 

Atenção para as dicas e faça um moto passeio com segurança.

 

1) A comunicação é fundamental para definir algumas regras e normas antes que subam nas motocicletas, além de combinar gestos com as mãos e luzes.

 

2) Alinhe com todos os pilotos sobre o trajeto, abastecimento, alimentação e, se necessário, pagamento de pedágios.

 

3) Pilote em fila alternada com o líder “puxando” a fila, aproveitando a largura total da pista.

Dessa forma, todos ganham em visibilidade e espaço para manobras de emergência.

 

4) Faça algumas paradas, seja pelo tempo rodando ou por quilometragem percorrida para

movimentar seu corpo.

 

5) Evite a fadiga causada pela ação do vento fazendo alguns exercícios de alongamento.
 
Veja aqui a animação em 3D sobre Deslocamento em Grupo.
 

Clique aqui  e assista ao vídeo sobre Deslocamento em Grupo.

 

Respeite os limites de velocidade.

Pilotando na Chuva
chuva
 
Aumente a distância de seguimento dos veículos à sua frente e reduza a velocidade.
 
1) FREIOS

Utilize primeiro o freio traseiro, em seguida o freio dianteiro com suavidade para evitar derrapagens.

2) DERRAPAGENS

Se a roda travar solte o freio imediatamente e volte a frear retomando a aderência.

Desacelere a motocicleta para que trabalhe o freio motor.

3) PNEUS

Com pneus novos, tenha cautela nos primeiros quilômetros devido à camada de proteção existente no composto da borracha perdendo a aderência dos pneus ao solo. Procure andar mais devagar e fazer curvas para os dois lados com cuidado.

4) TRÁFEGO

Cuidado ao passar ao lado de veículos em zonas encharcadas, pois, além de receber um banho, o pneu do veículo jogará mais água na sua pista, aumentando a chance de uma queda.

5) VESTIMENTAS

Procure utilizar roupas e equipamentos adequados para as condições climáticas. Preferência para uma capa de chuva e bota impermeável. Trará mais conforto para sua pilotagem.

 

 

Para assistir à Animação 3D sobre pilotagem na chuva, clique aqui.

 

Há também um vídeo completo sobre pilotagem na chuva. Clique aqui.

 

Respeite os limites de velocidade.

Curso Online de Quadriciclos
 
Faça o mais completo curso de Quadriciclos da internet.
Desenvolva sua habilidade e aprenda técnicas de pilotagem e segurança na condução do seu quadriciclo.
 
Você tem dois cursos online:
 
Clique aqui para o curso de inspeção preventiva e equipamentos de segurança.
 
Clique aqui para o curso de técnicas de pilotagem.
 
Aproveite ao máximo seu TRX Fourtrax.
 
 
Dicas de Pilotagem Motocross
 
O site Harmonia no Trânsito leva a você, com exclusividade no Brasil, os vídeos produzidos pela equipe de competição da Honda Europa.
 
Nas próximas seis semanas, você terá dicas e técnicas de pilotagem com os pilotos Evgeny Bobryshev e Rui Gonçalves. Você poderá melhorar sua pilotagem em diferentes terrenos e obstáculos no Motocross.
 
Clique aqui e assista as Aulas 1 e 2.
CELULAR E DISTRAÇÕES
celular
 
GPS, DVD, SOM, TV DIGITAL, COMIDA OU BEBIDA... PROCURAR ALGO NA BOLSA OU MOCHILA.
 
Quem nunca falou ao celular no trânsito?

Uma pesquisa norte-americana mostra que nos EUA, e também na Europa, as distrações já são uma das principais causas dos acidentes e preocupam as autoridades. Um motorista que envia um SMS enquanto dirige tem 23 vezes mais chances de provocar um acidente (http://www.distraction.gov/)
 
Não utilize o celular enquanto dirigir e tome cuidado com as distrações. Dirija e pilote concentrado no trânsito, sempre atento às atitudes de outros motoristas.
 
Clique aqui, veja a animação e reflita com os amigos sobre o tema.
 
Respeite os limites de velocidade.
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